MG M Type Midget 1930 miniatura nº 46

Nesta quadragésima-sexta miniatura, retratei mais um lendário carro de turismo inglês dos anos 30. O protótipo do carro foi projetado por Cecil Kimber o co-fundador da MG, em 1928. O MG M Type Midget, foi produzido de Abril de 1929 a 1932. Foi o primeiro carro esporte acessível fabricado pela MG. Os primeiros exemplares foram produzidos na fábrica de Cowley e a partir de 1930 a produção foi transferida para Abingdon. O pequeno carro era leve (508 kg), divertido de dirigir e tinha um preço bastante acessível. Em 1930 houve uma série de melhorias mecânicas no carro, um pequeno aumento na potência do motor, sistema de freios reprojetado, e as portas se tornaram articuladas na frente. A maioria dos carros teve a carroceria fabricada pela Carbodies of Coventry. O carro podia chegar a 105 Km/h e era econômico fazendo 40 milhas por galão. O Midget foi o carro esportivo mais vendido da Inglaterra na época. Até mesmo Edsel o filho de Henry Ford, comprou um exemplar. Nas competições tanto privadas como oficiais, o carro obteve vários sucessos em sua categoria, conquistando medalha de ouro no Land´s End Trial de 1929, e vencendo em 1930 na corrida "double Twelve"em Brooklands. Houve também em 1930 uma inscrição de equipe em Le Mans, mas nenhum dos dois carros terminou a prova. O nome Midget, foi utilizado em uma dinastia de carros esportivos leves e pequenos fabricados pela MG, que perdurou até 1980.

O carro:













Características técnicas:

País de origem: Inglaterra
Motor: frontal, longitudinal, 4 cilindros em linha, duas válvulas por cilindro SOHC
Cilindrada/Potência: 847cc, 27hp
Câmbio:  3 marchas não sincronizadas.  
Freios: A tambor nas quatro rodas com acionamento por cabos 
Chassi: de aço 
Corpo: em Alumínio
Suspensões (Dianteira): Feixes de molas e amortecedores de fricção Hartford. 
Suspensões (Traseira): Feixes de molas e amortecedores de fricção Hartford. 



A miniatura: Retrata o carro com precisão de detalhe, nas suspensões, no interior, com o painel de instrumentos de madeira. Os bancos, as laterais do interior do cockpit e as laterais internas das portas são forrados com couro de cabra. Os faróis são de vidro, as lanternas e farolins com lentes de resina transparente. A capota de lona é recolhivel. Os detalhes exteriores são fielmente retratados. 
Status: à venda preço sob consulta.


MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

MG M Type Midget  1930

Nenhum comentário:

Postar um comentário