Avions Voisin C6 Laboratoire 1923 miniatura nº 47

Nesta quadragésima-sétima miniatura, retratei mais um maravilhoso carro de grand-prix dos anos 20. Gabriel Voisin estudou na escola de belas artes de Lyon, e é reconhecido como um dos pioneiros da aviação francesa, tanto civil como militar. Contratado como desenhista em 1903, passou a trabalhar para Ernest Archdeacon um dos maiores promotores e patrocinadores da aeronáutica, que estava nos seus primórdios. Tendo projetado vários aviões de sucesso, inclusive um hidroplano, em 1907 fundou juntamente com seu irmão Charles, em Billancourt a empresa Voisin Frères. Após vários anos atuando em projetos aeronáuticos, tanto civis, quanto militares (especialmente no período 1914-1918). Voisin após a primeira grande guerra iniciou seu interesse por carros, vindo a fabricar posteriormente maravilhosos carros de luxo para as ruas. Em 1923 sabendo que iria ocorrer o grand-prix da França, a ser realizado em Tours, ele convidou seu amigo o engenheiro André Lefèbvre, para projetarem um revolucionário carro de corridas, aplicando conceitos aeronáuticos em sua construção. O carro era revolucionário em todos os aspectos, começando da estrutura mono-bloco (um dos primeiros), produzida com chapas de alumínio e estrutura de madeira e alumínio. Tendo um desenho aerodinâmico radical, que lembra uma asa de avião vista de perfil, e uma peculiar diferença de tamanho do eixo dianteiro e traseiro. O motor utilizado era um seis em linha, sem válvulas, com 2 lts (como era exigido pela regra do grand-prix à época). Para melhorar o resfriamento é utilizado um acelerador de circulação do óleo, movido por um hélice localizada na capa do radiador, que entrava em operação quando o carro ultrapassava os 50 km/h. Foram projetados e construídos quatro carros para participar da prova, em um período de apenas seis meses !  A prova histórica organizada pelo Automóvel Clube da França, ocorreu em 2 de Julho de 1923, contando com carros e pilotos Franceses, Ingleses e Italianos. Pela França corriam 4 carros da Avions Voisin, 4 carros da Bugatti type 32, 2 carros da Rolland-Pilain e um Delage 2LCV. Pela Itália correram 3 Fiat 805 (que abandonaram a prova por problemas nos motores) e pela Inglaterra 3 Sumbean, dos quais dois chegaram em primeiro lugar, e o terceiro em quarto, sendo a Bugatti type 32 o terceiro colocado pilotado por Ernest Friedrich. Os carros da Avions não foram bem na prova. O carro pilotado por André Morel, abandonou na oitava volta. O carro pilotado por Henri Rougier abandonou a corrida na décima-nona volta. O carro pilotado por Arthur Duray abandonou na vigésima-nona volta. O carro mais bem sucedido foi pilotado pelo próprio André Lefèbvre, chegando em quinto lugar, ainda que mais de uma hora depois do primeiro colocado, em uma corrida de 35 voltas. A corrida teve duração de mais de seis horas e meia, no circuito de Touraine que consistia no formato de um triângulo, formado pelas três rotas de Tours, para Le Mans, Château La Valliere e a estrada local Semblaçay. Sendo um circuito de rua, esta corrida testou não só e especialmente a resistência dos carros, mas também dos pilotos e mecânicos. Poucos carros conseguiram completar a prova de ponta a ponta, apenas os três Sumbean com o primeiro lugar para o pilotado por Henry Segrave, a Bugatti e o Avions Voisin.

O carro:












Características técnicas:

País de origem: França
Motor: Frontal, longitudinal, seis cilindros em linha de quatro tempos, sistema de válvulas de manga.
Cilindrada/potência: 2 litros estimados 75hp.
Câmbio: de 3 marchas
Freios: A tambor nas rodas traseiras e dianteiras, operados por cabos que passavam na parte interna da carroceria.
Chassis: estrutura mono-bloco, em madeira e alumínio.
Carroceria: de alumínio .
Suspensões (Dianteira): feixes de molas e amortecedores de fricção.
Suspensões (Traseira): feixes de molas e amortecedores de fricção.
Velocidade máxima atingida: 175 km/h.

A miniatura: Retrata o carro com a máxima fidelidade. A carroceria é totalmente feita de alumínio, com detalhes internos da estrutura do mono-bloco em madeira. O interior é extremamente detalhado de acordo com o carro original. Os bancos são forrados com couro de cabra. A cinta de fechamento da tampa traseira é de couro. A suspensão dianteira e o sistema de freios, são detalhados de acordo com o carro original. Os detalhes laterais por onde passam as linhas de combustível são de madeira. A grade dianteira é feita de alumínio polido. O pára-brisa do piloto é rebatível. A hélice do sistema de lubrificação é móvel, sendo soprada de frente gira em velocidade. Status: à venda preço sob consulta.



Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Avions Voisin C6 Laboratoire 1923

Nenhum comentário:

Postar um comentário