quarta-feira, 21 de junho de 2023

Benz Patent Motorwagen 1886 miniatura Nº 55 escala 1:10

 Nesta miniatura retratei um carro precursor na história do automóvel, detentor de várias primazias como: o primeiro carro movido por um motor à explosão (patenteado), primeiro carro a empreender uma viagem longa, primeiro carro funcional a ser fabricado em série e comercializado. O engenheiro Karl Benz, já havia amealhado uma considerável fama com seus motores estacionários. O seu sonho era produzir um carro movido por um motor à explosão que fosse confiável. Ainda em 1885 Benz fez os primeiros testes de seu carro à motor em Mannheim. Em 29 de Janeiro de 1886, sob o número DRP-37435, Benz registrou o que seria, a primeira patente de um carro à motor na história. Benz tinha um forte concorrente: Gottlieb Daimler, engenheiro, que procurava desenvolver um veículo semelhante (suas empresas Benz & Cie e Daimler-motoren-gesellschaft, se uniriam em 1924, formando o que viria a ser a Mercedes-Benz). O carro era feito com uma estrutura de tubos de metal, partes de madeira, sendo um veículo leve que pesava apenas 265kg (o motor cerca de 100kg). Tinha um arranjo de apenas três rodas, sendo uma dianteira sustentada por garfo, e duas traseiras maiores, que impeliam o carro através de um sistema de correntes laterais. A transmissão era feita por uma correia de couro. Atingia uma velocidade de 16 km/h. O projeto foi financiado por sua esposa Bertha Benz, que junto com seus dois filhos adolescentes em 5 de Agosto de 1888, para provar a eficiência do carro, fez o que seria a primeira viagem longa com um veículo à motor (era a terceira versão do Motorwagen). O trajeto de Mannheim, passando por Heidelberg e com destino à Pforzhein (Floresta Negra), para visitar sua mãe que morava lá. O percurso de cerca de 194 km ida e volta, provou a eficiência do carro (levaram três dias, mas passaram a primeira noite lá). Este Benz utilizado na viagem, era uma versão mais aperfeiçoada, e tinha motor de 1,6l e 3hp. Houve alguns percalços no caminho, como um entupimento no carburador, um freio gasto (esta versão tinha freios com sapata nas rodas traseiras, a primeira versão tinha apenas freio motor), que foi costurado por um sapateiro local. O combustível (Igroína, um tipo de gasolina refinada, usada para limpeza), acabou, mas foi adquirido em uma farmácia, durante o trajeto. Bertha foi certamente a primeira mulher ao volante, e a primeira mulher a consertar um carro durante uma viagem. O Benz foi apresentado oficialmente em Mannhein em 3 de Julho de 1886. Benz fez outras versões, com potências variadas. A versão comercializada, tinha motor de 1,6l e 3hp, freios acionados manualmente (nas rodas de trás) com sapatas de couro, e rodas de madeira (poderia também, vir com um banco "vis-à-vis"). Foram construídos e vendidos, 25 carros até 1893. Na Alemanha, a cada dois anos, um evento comemora a viagem histórica de Bertha Benz. Em 2008 a Bertha Benz Memorial Route, foi reconhecida oficialmente, como uma rota de herança industrial da humanidade.   

O carro: 


Modelo de testes de 1885. 




Patente de 1886. 


Bertha Benz no type 3. 

Karl Benz no type 2. 



O Benz que foi comercializado. 

Karl Friedrich Michael Benz 

Bertha Benz. 

Características técnicas: 

País de origem: Alemanha

Fabricante: Rheinisch Gasmotorenfabrik Benz & Cie.

Motor: traseiro, longitudinal, mono-cilíndrico, duas válvulas acionadas por varetas (admissão/exaustão), movimentadas pelo eixo principal. Ciclo de 4 tempos, sistema de lubrificação por gotejamento. Aceleração do carburador, por vávula de manga. Peso do motor: pouco mais de 100kg. Combustível Igroína. 
Cilindrada/Potência: 1lt (954cm3) 0,9hp a 400rpm. 
Câmbio: Não havia. 
Transmissão: Por correia de couro.
Tração: Sistema de correntes laterais. 
Direção: Por cremalheira. 
Freios: Nesta versão, apenas freio motor.
Chassis: Tubos de metal soldados. 
Configuração: Veículo leve de três rodas. Peso: 265kg.   
Suspensões (Dianteira): Garfo tipo bicicleta, onde a roda era apenas suspensa, sem amortecimento. 
Suspensões (Traseira): Feixe de molas cantilever.
Velocidade máxima atingida: 16 km/h. 

A miniatura: Representa este veículo histórico com grande detalhamento, em escala 1:10. Procurando utilizar os mesmos materiais usados no carro original, a tapeçaria dos bancos é feita de couro (Pelica e couro de cabra) com acabamento em capitonê de botões e estofado com espuma de poliuretano. As partes de latão são feitas com este metal. Nas partes de madeira, foram utilizadas madeiras nobres (no manete de direção, Jacarandá da Bahia, no piso, Pinho Canadense, nos bancos, caixa da parte elétrica, caixa de ferramentas e suporte do tanque de combustível, Imbuia e no suporte do volante de partida, Cerejeira). O motor é apresentado em detalhes, com todos os sistemas como no carro retratado. O reservatório de óleo do sistema de gotejamento, tem óleo de verdade para dar maior realismo. As rodas de raios são de metal, com cubos de latão e os pneus de borracha sólida.  
Status: Á venda preço sob consulta. 

Benz Patent Motorwagen 1886.

Benz Patent Motorwagen 1886.

Benz Patent Motorwagen 1886.


Benz Patent Motorwagen 1886.

Benz Patent Motorwagen 1886.

Benz Patent Motorwagen 1886.

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