Caros leitores,
abordando um tema novo no blog, desta vez um pouco mais técnico, mas interessante, eu gostaria de falar um pouco sobre as tecnologias que desde o passado eram originadas nas pistas e mais tarde, eram incorporadas aos carros de rua. Nós acreditamos que certas tecnologias mecânicas são novas, mas como veremos a seguir, várias delas foram criadas bem antigamente:
- O compressor volumétrico: O compressor volumétrico, ou blower ou super-charged que hoje vários carros de ponta e até alguns populares utilizam como recurso de aumento de potência, já era utilizado desde os anos 20 nos carros de corrida, para aumento da taxa de compressão dos motores.
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Alfa Romeo tipo B P3 1934 Utilizava duplo compressor roots |
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Bugatti type 35 1925 Utilizava compressor roots
- EBD: Eletronic Brake distribution A tecnologia de distribuição de forças de frenagem, hoje eletrônica, havia sido utilizada por Ferdinand Porsche, no projeto do Auto-Union type C 1936 com atuação mecânica, para poder melhorar a forma de frenagem do bólido, que tendia a saída de traseira e mesmo com circuito duplo de lonas, nas enormes panelas de freio, era difícil de parar devido a tremenda potência do motor V16 com compressor de 520hp, que chegou a ter 632hp !
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Auto-Union Type C 1936
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- Twin Spark: A tecnologia de duas velas por cilindro, utilizada por alguns fabricantes hoje em dia, em especial a Alfa Romeo, tem origem nos motores aeronáuticos, e já era utilizada nas pistas em carros como a Maserati 250F em 1957.
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Maserati 250F Ligthweigth 1957
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- Comando com multi-válvulas: A Bugatti type 35 já citada no post usava três válvulas por cilindro, em 1921 ! algumas Bugattis já usavam 4 válvulas por cilindro.
- Comandos no volante: Os carros hoje em dia tem comandos no volante, e isto é anunciado como uma novidade, mas no passado os comandos no volante eram muito comuns. Os carros costumavam, ter alavancas que comandavam o ponto de ignição, ou controlavam o "avanço" do motor, e em alguns carros uma alavanca era o acelerador.
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Morgan Aero Supersports 1930 com os comandos no volante, inclusive o acelerador |
- Injeção direta de combustível: Os carros mais modernos hoje em dia tem utilizado a tecnologia de injeção direta de combustível. A Mercedes-Benz W196 já utilizava injeção direta de combustível (mecànica) Bosh em 1954 ! além disto utilizava comando de válvulas desmodrômico.
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Mercedes-Benz W196 Nürburg type 1954 |
Como pudemos ver, as tecnologias na verdade ressurgem com o passar do tempo, ou vão sendo acrescidas dos recursos eletrônicos que temos hoje em dia. Grande abraço e aguardem os próximos posts.
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