Nesta vigésima-sexta miniatura que inicia mais uma série de cinco carros e tradicionalmente com um Alfa Romeo, retratei uma Alfa da categoria Voiturette, que eram os carros menores de Grand-Prix com a limitação até 1,5l, e a categoria superior (Grand-Prix) até 3l. Na segunda metade dos anos 30 a categoria Voiturette popularizou-se, sendo uma alternativa para as equipes Italianas, pois o domínio da categoria superior até 3l. era dos alemães com os Auto-Union e as Mercedes. O Alfa Romeo 512 foi um projeto revolucionário de Gioacchino Colombo, e design de Wilfredo Ricart. A configuração mecânica era inusitada para a época, utilizando motor traseiro com 12 cilindros a 180º (contrapostos) o que abaixava consideravelmente o centro de gravidade. O motor era sobre-alimentado com um duplo compressor, com 1,5l (1.490cc) gerava incríveis 335hp. Outra peculiaridade deste motor era seu curso de apenas 54,2mm o menor já usado em um carro de Grand-prix. O protótipo do carro foi construído em 1940, mas com o início da guerra foi interrompido. Um segundo carro foi construído, mas jamais foi concluído. Este carro substituiria a Alfetta 158 de dois anos antes, também projetada por Colombo. Curiosamente o projeto da 512 após a guerra foi abandonado, e a
Alfetta 158 foi bem sucedida, inclusive conquistando os dois primeiros campeonatos da fórmula 1 em 1950 e 1951, com Nino Farina e Fangio.
O carro:
Características técnicas:
País de origem: Itália
Motor: Traseiro, longitudinal, 12 cilindros à 180º (contrapostos), cabeçote e bloco de alumínio, duas válvulas por cilindro DOHC.
Cilindrada/Potência: 1,5 litros, 335 hp
Carburador: n/e
Câmbio: de 5 marchas
Freios: a tambor nas quatro rodas hidráulicos
Chassi: Estrutura de aço
Corpo: em Alumínio
Suspensões: (Dianteira): Triângulos, barra de torção longitudinal, amortecedores de fricção e hidráulicos.
(Traseira): Eixo deDion, barra de torção longitudinal, amortecedores de fricção e hidráulicos.
Peso: 710kg
A Miniatura: Retrata o carro com riqueza de detalhes, tanto no interior, quanto no exterior. O motor é visível em todos os detalhes, e toda a parte interna do compartimento do motor. Suspensões dianteiras e traseiras detalhadas e sistema de freios. Tampa do motor retirável. Status: à venda preço sob consulta.
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Alfa Romeo 512 1940 |
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A construção desta miniatura pode ser vista nos posts: "Em construção: Alfa Romeo 512 miniatura nº 26 partes 1 a 5".
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