Nesta trigésima-terceira miniatura, retratei um carro centenário da Fiat. Os carros de Grand-prix da Fiat neste período (e de algumas outras marcas), apelavam para os motores cada vez maiores, acreditando que a fórmula para a vitória estava no deslocamento dos motores. Este Fiat tinha um enorme motor de 4 cilindros em linha com 14,3l de deslocamento. Uma das razões é que as corridas nas estradas depois do Grand-prix da França de 1908 ficaram mais raras. Os carros foram voltados também para os recordes de velocidade, o que era outra moda da época. A base para estes enormes motores de 4 cilindros foi projetada pelos engenheiros Isotta Fraschini, Gaetano Estefanini e Giuseppe Coda. Os primeiros carros desta leva (denominados S61) foram enviados para os Estados Unidos para competir por lá. Os novos modelos desenvolvidos no Inverno de 1910/1911 foram denominados S74 Grand-prix. Estes modelos também foram enviados para os Estados Unidos, e utilizados por vários pilotos americanos, notadamente por David Bruce-Brown, que havia vencido o Grand-Prix de 1910 em Savannah com um Benz, e repetiu o feito em 1911 com o Fiat S74. Em 1912 no Grand-prix da França, novamente causou sensação com o Fiat, mas infelizmente teve problemas de abastecimento e o outro Fiat S74 que estava na prova, pilotado por Louis Wagner chegou em segundo, atrás de um Peugeot. David Bruce-Brown perdeu a vida pilotando o Fiat S74, durante os treinos para o Grand-Prix de Milwaukee, que foi vencido por um Fiat S74 pilotado por Caleb Bragg.
O carro:
Características técnicas:
País de origem: Itália
Motor: frontal, longitudinal, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro SOHC duas velas por cilindro.
Cilindrada/Potência: 14,3 litros, 180 hp
Carburador
Câmbio: de 4 marchas
Freios: a sapatas helicoidais com atuação diretamente no eixo de transmissão, refrigerada a água.
Chassi: chassis tipo escada
Suspensões (Dianteira): feixes de molas e amortecedores de fricção.
Suspensões (Traseira): feixes de molas
A miniatura: Retrata o carro com profusão de detalhes, utilizando na miniatura sempre que possível, os mesmos materiais de acabamento como couro nos bancos com acabamento em capitonê e correias, madeira nos painéis internos e volante forrado com corda de algodão. Parte inferior da miniatura altamente detalhada. Status:
à venda preço sob consulta.
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