sexta-feira, 14 de junho de 2013

Alfa Romeo P2 1924 Miniatura nº 16

Na décima sexta miniatura voltei a abordar os anos 20, com este maravilhoso Alfa Romeo. A miniatura extremamente detalhada retrata todo o romantismo desta época desbravadora das corridas. A tentativa inicial da Alfa Romeo de construir um carro de Grand Prix com o P1 projetado por Giuseppe Merosi, não obteve sucesso. A P1 na estréia em Monza no Grand Prix da Europa, teve um acidente fatal, e os demais carros da Alfa foram retirados da competição. O jovem Enzo Ferrari (que a esta época trabalhava na Alfa Romeo), foi contatar na Fiat em Turim o engenheiro Vitório Jano, que foi contratado pela Alfa Romeo para o desenvolvimento de um novo carro de Grand Prix. Nascia em 1924 o Alfa Romeo P2 projetado por Jano. Com inovações técnicas peculiares como as molas traseiras montadas por baixo do chassis, o que reduzia a altura do carro. Sua estréia foi nas duzentas milhas de Cremona em 1924, o piloto Antonio Ascari (pai de Alberto Ascari) venceu a prova com média de quase 100 mph. Na copa Acerbo Giuseppe Campari teve um pneu estourado, impedindo a vitória. Após diversas vitórias históricas, obteve o primeiro campeonato mundial para a Alfa Romeo.

O carro:








Características técnicas:

País de origem: Itália
Motor: frontal, longitudinal, 8 cilindros em linha, duas válvulas por cilindro DOHC
Cilindrada/Potência: 2 litros, 155 hp
Carburador: 2 Memini 
Câmbio: de 4 marchas  
Freios: a tambor nas quatro rodas operados por cabos 
Chassi: tipo escada
Corpo: em Alumínio
Suspensões: (Dianteira/Traseira) eixo rígido, molas semi-elípticas, amortecedores de fricção Hartford

A miniatura: Status: vendida no leilão Motostalgia/2013 em Austin.

Alfa Romeo P2 1924

Alfa Romeo P2 1924

Alfa Romeo P2 1924

Alfa Romeo P2 1924


Alfa Romeo P2 1924

Alfa Romeo P2 1924

Alfa Romeo P2 1924

Alfa Romeo P2 1924

Alfa Romeo P2 1924

Alfa Romeo P2 1924

Alfa Romeo P2 1924

Alfa Romeo P2 1924

Alfa Romeo P2 1924

Alfa Romeo P2 1924

Alfa Romeo P2 1924


Um comentário:

  1. Espectacular, me encantó el trabajo en el eje delantero, el detallado es muy bueno.
    Abrazos!
    http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/

    ResponderExcluir