sexta-feira, 14 de junho de 2013

EM CONSTRUÇÃO: Ferrari 500 F2 1952 Miniatura nº 19

Nesta décima nona miniatura, continuei abordando um pouco mais a fórmula 1 dos anos 50, com mais uma Ferrari, e desta vez com a que foi bi-campeã 52/53 com o Alberto Ascari no volante. A temporada de 52 com a saída da equipe da Alfa Romeo (que havia sido bi-campeã nas temporadas de 50 e 51, com Nino Farina e Fangio), estava desesperadamente sem participantes. Enzo Ferrari ficou impressionado com os pequenos motores ingleses de quatro cilindros, e solicitou a Aurelio Lampredi engenheiro da Ferrari, a desenvolver uma unidade nestes moldes para a temporada que iniciaria seguindo a regra dos dois litros. A Ferrari iniciou bem a temporada com Piero Taruffi na primeira das oito rodadas do campeonato. Alberto Ascari venceu todas as etapas restantes, sagrando-se campeão mundial, seguido de Nino Farina e Piero Taruffi também da Ferrari. Na temporada de 53 Alberto Ascari ganhou "apenas" cinco das nove rodadas. A 500 F2 só foi vencida na última corrida da temporada pela Maserati de Fangio. Ascari sagrou-se bi-campeão 52/53, com isto iniciando a lenda Ferrari nas pistas.

O carro:










Características técnicas:

País de origem: Itália
Motor: frontal, longitudinal, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro SOHC
Cilindrada/Potência: 2 litros, 170 hp
Carburador: 2 Weber 45 DOE  
Câmbio: de 4 marchas
Freios: a tambor nas quatro rodas (Hidráulicos)
Chassi: chassis tubular 
Corpo: em Alumínio
Suspensões (Dianteira): triângulos duplos, mola de lâmina semi-elípticas transversal, braço de alavanca amortecedor
Suspensões (Traseira): eixos DeDion, mola de lâmina transversal inferior, dois braços radiais

A miniatura:


Encontra-se em fase de contrução


Chassi da Ferrari 500 F2, já com o nariz do carro e parte da suspensão dianteira

Chassi da Ferrari 500 F2, já com o nariz do carro e parte da suspensão dianteira

Interior da Ferrari 500 F2 já pronto. apenas sem a alavanca de câmbio, volante e banco do piloto

Interior da Ferrari 500 F2 já pronto. apenas sem a alavanca de câmbio, volante e banco do piloto



Nenhum comentário:

Postar um comentário