Nesta décima terceira miniatura, eu comecei a abordar um pouco da história do início da fórmula 1 (se bem que já havia feito a Alfetta 158 e o Talbot Lago que são carros pré-fórmula 1, mas que participaram das primeiras temporadas da Fórmula 1 em 1950). A BRM (British Racing Motors) fundada logo após a segunda guerra pelo piloto Raymond May e pelo engenheiro Peter Berton, dedicada aos carros de corrida, com a experiência adquirida pelos dois na ERA (English Racing Automobiles). O desenvolvimento do motor V16 que era considerado por eles como base para outros projetos, foi feito em Bourne em uma pequena oficina de May. O outro único carro com motor V16 era o Auto Union dos anos 30 e havia também o Alfa Romeo 162, mas que não chegou a competir. A mecânica era muito refinada contando com compressor fornecido pela Rolls Royce, e freios a disco Girling nas quatro rodas, o que na época também não era usual, sendo que os demais carros ainda usavam tambor nas quatro rodas. O Motor era montado ligeiramente inclinado, para permitir a montagem do banco do piloto no centro da cabine onde passava o eixo de transmissão. Foram construídos cinco carros. Em 13 de Maio de 1950 estreou em Silverstone, na primeira corrida oficial do campeonato mundial de fórmula 1, pilotado por Juan Manuel Fangio e Froilán Gonzales, conquistou vitórias em algumas corridas, mas ficou famoso principalmente pela beleza e peculiaridade de sua mecânica, e pelo ronco ensurdecedor do V16 a 135º. Havia a grande dificuldade de pilotagem desta máquina, sobre ele Stirling Moss comentou: "É o pior carro de corrida que já pilotei".
O carro:
Características técnicas:
País de origem: Inglaterra
Motor: frontal, longitudinal, V16 a 135º, duas válvulas por cilindro DOHC
Cilindrada/Potência: 1.5 litros, 525 hp
Carburador: 2 SU
Compressor centrífugo Rolls Royce
Câmbio: de 5 marchas
Freios: a disco Girling nas quatro rodas
Chassi: de alumínio tubular
Corpo: em Alumínio
Suspensões (Dianteira): braços gêmeos arrastados, sistema Lockheed
Suspensões (Traseira): Eixo DeDion, sistema Lockheed
A miniatura: Status: vendida no leilão Motostalgia/2013 em Austin.
|
BRM Type 15 V16 1950 |
|
BRM Type 15 V16 1950 |
|
BRM Type 15 V16 1950 |
|
BRM Type 15 V16 1950 |
|
BRM Type 15 V16 1950 |
|
BRM Type 15 V16 1950 |
|
BRM Type 15 V16 1950 |
|
BRM Type 15 V16 1950 |
|
BRM Type 15 V16 1950 |
|
BRM Type 15 V16 1950 |
|
BRM Type 15 V16 1950 |
|
BRM Type 15 V16 1950 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário