Nesta vigésima miniatura, eu voltei a abordar a década de 30 com mais uma maravilhosa Bugatti de Grand Prix. Ettore Bugatti foi um dos maiores projetistas de carros de corrida na década de 20, notadamente pela Bugatti Type 35 detentora de inúmeras vitórias nas pistas no período de 1921 a 1930. Infelizmente seu conservadorismo e teimosia, o levaram nos anos seguintes a não abandonar a estrutura de eixos rígidos e freios operados por cabos, em uma época em que os carros de Grand Prix já utilizavam suspensões independentes e freios hidráulicos. Apenas o motor de oito cilindros em linha, e duplo comando, com compressor se mostrava mais eficiente. Mesmo entrando em vigor em 1934 a nova regra da categoria, em que o peso do carro era limitado a 750Kg e monoposto, Ettore projetou a Type 59 com dois lugares, sendo que o segundo posto era coberto, e no lugar do segundo assento, poderia ser colocado um tanque de gasolina adicional. Ele acreditava que os carros de corrida ainda deveriam ter dois lugares. A estréia foi no grande prêmio da Espanha em 1933, terminando em quarto e sexto lugares. Os pilotos foram o grande Tazio Nuvolari, René Dreyfus e Jean-Pierre Wimille. A Bugatti enfrentou os super-competitivos Alfa Romeo P3 e as Flechas de Prata Alemãs muito mais avançadas e bem projetadas. A Bugatti conseguiu sua vitória mais expressiva com um primeiro lugar na Bélgica em SPA, pilotada por Dreyfus.
O carro:
Características técnicas:
País de origem: França
Motor: frontal, longitudinal, 8 cilindros em linha, duas válvulas por cilindro
Cilindrada/Potência: 3.257 litros, 250 hp
Carburador: 2 Zenith
Compressor roots
Câmbio: de 4 marchas
Freios: a tambor nas quatro rodas acionado por cabos
Chassi: do tipo escada
Corpo: em Alumínio
Suspensões (Dianteira): eixo rígido, molas semi-elípticas, amortecedores RAM
Suspensões (Traseira): eixo ao vivo, braços, molas elípticas, amortecedores
A miniatura encontra-se em fase de construção:
|
Chassis da Bugatti Type 59 |
|
Chassis da Bugatti Type 59 com o radiador e grade dianteira e braços da suspensão dianteira |
|
Interior da Bugatti Type 59 |
|
Interior da Bugatti Type 59 |
|
Interior da Bugatti Type 59 |
|
Interior da Bugatti Type 59 |
|
Peças: Painel, volante, feixes de molas, grade de proteção dianteira e tampa do segundo posto do habitáculo |
|
Tapeçaria da Bugatti Type 59 |
|
Chassis e interior para iniciar processo de colocação das formas de moldagem |
|
Chassis e interior para iniciar processo de colocação das formas de moldagem
|
Esta Bugatti será una joya; ¿irá en color azul?
ResponderExcluirEspero ansioso verla terminada.
Abrazos!
http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/