Nesta quadragésima-sétima miniatura, retratei mais um maravilhoso carro de grand-prix dos anos 20. Gabriel Voisin estudou na escola de belas artes de Lyon, e é reconhecido como um dos pioneiros da aviação francesa, tanto civil como militar. Contratado como desenhista em 1903, passou a trabalhar para Ernest Archdeacon um dos maiores promotores e patrocinadores da aeronáutica, que estava nos seus primórdios. Tendo projetado vários aviões de sucesso, inclusive um hidroplano, em 1907 fundou juntamente com seu irmão Charles, em Billancourt a empresa Voisin Frères. Após vários anos atuando em projetos aeronáuticos, tanto civis, quanto militares (especialmente no período 1914-1918). Voisin após a primeira grande guerra iniciou seu interesse por carros, vindo a fabricar posteriormente maravilhosos carros de luxo para as ruas. Em 1923 sabendo que iria ocorrer o grand-prix da França, a ser realizado em Tours, ele convidou seu amigo o engenheiro André Lefèbvre, para projetarem um revolucionário carro de corridas, aplicando conceitos aeronáuticos em sua construção. O carro era revolucionário em todos os aspectos, começando da estrutura mono-bloco (um dos primeiros), produzida com chapas de alumínio e estrutura de madeira e alumínio. Tendo um desenho aerodinâmico radical, que lembra uma asa de avião vista de perfil, e uma peculiar diferença de tamanho do eixo dianteiro e traseiro. O motor utilizado era um seis em linha, sem válvulas, com 2 lts (como era exigido pela regra do grand-prix à época). Para melhorar o resfriamento é utilizado um acelerador de circulação do óleo, movido por um hélice localizada na capa do radiador, que entrava em operação quando o carro ultrapassava os 50 km/h. Foram projetados e construídos quatro carros para participar da prova, em um período de apenas seis meses ! A prova histórica organizada pelo Automóvel Clube da França, ocorreu em 2 de Julho de 1923, contando com carros e pilotos Franceses, Ingleses e Italianos. Pela França corriam 4 carros da Avions Voisin, 4 carros da Bugatti type 32, 2 carros da Rolland-Pilain e um Delage 2LCV. Pela Itália correram 3 Fiat 805 (que abandonaram a prova por problemas nos motores) e pela Inglaterra 3 Sumbean, dos quais dois chegaram em primeiro lugar, e o terceiro em quarto, sendo a Bugatti type 32 o terceiro colocado pilotado por Ernest Friedrich. Os carros da Avions não foram bem na prova. O carro pilotado por André Morel, abandonou na oitava volta. O carro pilotado por Henri Rougier abandonou a corrida na décima-nona volta. O carro pilotado por Arthur Duray abandonou na vigésima-nona volta. O carro mais bem sucedido foi pilotado pelo próprio André Lefèbvre, chegando em quinto lugar, ainda que mais de uma hora depois do primeiro colocado, em uma corrida de 35 voltas. A corrida teve duração de mais de seis horas e meia, no circuito de Touraine que consistia no formato de um triângulo, formado pelas três rotas de Tours, para Le Mans, Château La Valliere e a estrada local Semblaçay. Sendo um circuito de rua, esta corrida testou não só e especialmente a resistência dos carros, mas também dos pilotos e mecânicos. Poucos carros conseguiram completar a prova de ponta a ponta, apenas os três Sumbean com o primeiro lugar para o pilotado por Henry Segrave, a Bugatti e o Avions Voisin.
O carro:
Características técnicas:
País de origem: França
Motor: Frontal, longitudinal, seis cilindros em linha de quatro tempos, sistema de válvulas de manga.
Cilindrada/potência: 2 litros estimados 75hp.
Câmbio: de 3 marchas
Freios: A tambor nas rodas traseiras e dianteiras, operados por cabos que passavam na parte interna da carroceria.
Chassis: estrutura mono-bloco, em madeira e alumínio.
Carroceria: de alumínio .
Suspensões (Dianteira): feixes de molas e amortecedores de fricção.
Suspensões (Traseira): feixes de molas e amortecedores de fricção.
Velocidade máxima atingida: 175 km/h.
A miniatura: Retrata o carro com a máxima fidelidade. A carroceria é totalmente feita de alumínio, com detalhes internos da estrutura do mono-bloco em madeira. O interior é extremamente detalhado de acordo com o carro original. Os bancos são forrados com couro de cabra. A cinta de fechamento da tampa traseira é de couro. A suspensão dianteira e o sistema de freios, são detalhados de acordo com o carro original. Os detalhes laterais por onde passam as linhas de combustível são de madeira. A grade dianteira é feita de alumínio polido. O pára-brisa do piloto é rebatível. A hélice do sistema de lubrificação é móvel, sendo soprada de frente gira em velocidade. Status:
à venda preço sob consulta.
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Avions Voisin C6 Laboratoire 1923 |
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