Neste novo trabalho, retratei este maravilhoso carro do início dos anos 60, em escala 1:12. A miniatura revela a "alma" do carro, por isto não construí a carroceria, para que fosse exibida toda a parte mecânica. A Maserati type 61, foi a evolução da ideia de Giulio Alfieri o diretor técnico da Maserati, que em 1958 criou o design do revolucionário chassis, que utilizava mais de 200 tubos soldados (o que valeu o apelido "birdcage"). Isto conferia leveza ao carro de corridas, projetado por ele a pedido da família Orsi, proprietária da Maserati à época. A primeira versão tinha o motor da 200S de 2 litros. Mais tarde passou a usar o motor de 2.9 lts como na versão retratada na miniatura. O primeiro carro foi pilotado por Stirling Moss. Em Julho de 1959 vence a prova de estreia. Isto chama a atenção dos americanos, que competiam na classe de 3 lts, o que os levou a adquirir a nova versão de 2.9 lts chamada type 61, para correr. Lucky Casner da equipe Camoradi (Casner Racing Motor Division), inscreveu três type 61 para correr em Le Mans, nas 24 horas de 1961. Apesar do desempenho impressionante, chegando a ficar 4 minutos a frente das Ferrari, um problema de motor de arranque, fez com que fosse para o último lugar. A type 61 não obteve sucesso em Le Mans, mas em 1960 e 1961 a equipe Camoradi, venceu os 1000 kms de Nürburgring. O type 61 era o modelo mais conhecido, mas Giulio Alfieri projetou 5 modelos diferentes com esta mesma estrutura tubular. Foram construídas 16 unidades deste carro.
O carro:
Características técnicas:
País de origem: Itália
Motor: frontal, longitudinal, quatro cilindros em linha a 45º, duas válvulas por cilindro DOHC, duas velas por cilindro (twin spark)
Cilindrada/Potência: 2.9 litros, 250 hp
Carburador: 2 dupla Weber 45 DCO3
Câmbio: de 5 marchas
Freios: a disco Girling nas quatro rodas
Chassi: Estrutura de tubos soldados de liga composta.
Corpo: em Alumínio
Suspensões (Dianteira): triângulos duplos, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos.
Suspensões (Traseira): feixe de mola transverso superior, braços estabilizadores e amortecedores hidráulicos.
Peso: 600 kg.
Velocidade máxima atingida: 272 km/h.
A miniatura em escala 1:12, retrata toda a parte mecânica do carro: chassis, motor, transmissão, câmbio. São mostradas todas as conexões elétricas, hidráulicas, mangueiras e periféricos da parte mecânica. Suspensões dianteira e traseira altamente detalhadas. Interior do cockpit com todo detalhamento. Os bancos são de tecido, a cinta que prende o pneu de estepe, é feita de couro. O volante é feito a partir de uma peça única de alumínio, forrada com madeira nobre.
Status: à venda preço sob consulta.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir