Após a segunda guerra, as corridas de carro na Itália voltaram com força total. Piero Dusio, piloto, empresário, jogador de futebol e construtor de carros de corrida, tinha vencido a Targa Flório em 1937. Havia feito muito sucesso nas pistas já em 1946, com o pequeno monoposto Cisitalia D46 1946 pilotado por grandes nomes, como Tazio Nuvolari. Com mecânica baseada nos Fiat Topolino de 1100cc, carroceria de alumínio, suspensão dianteira Fiat, caixa de direção, câmbio e chassis; resultando em um carro leve, que pesava 725kg, com motor preparado para 80cv a Cisitalia Fiat Speciale, andava bem em sua categoria (até 1.200cc). A Cisitalia (Compagnie Industriale Sportivo Italia), devido a problemas financeiros, teve que mudar para a Argentina ainda nos anos 40, onde acredita-se que a Cisitalia Fiat Speciale tenha sido fabricada. O carro usava a suspensão traseira da D46, e acredita-se que tenha corrido na Venezuela nas décadas de 50 a 70. O maestro do projeto foi Dante Giacosa (engenheiro e designer, pai do Fiat Topolino), e o design da carroceria ficou a cargo de Giovanni Savonuzzi (engenheiro e designer), que era o diretor técnico da Cisitalia.
O carro:
Características técnicas:
País de origem: Italia/Argentina .
Fabricante: Cisitalia (Compagnie Industriale Sportivo Italia)
Motor: Dianteiro, longitudinal, Quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro. Ciclo de 4 tempos,
Cilindrada/Potência: 1,1lt, 80hp..
Câmbio: de 4 velocidades, com alavanca no assoalho.
Freios: À tambor, hidráulicos nas quatro rodas, sendo o freio dianteiro com panelas aletadas (os freios oriundos dos caminhões Fiat).
Chassis: Tubular.
Suspensões (Dianteira): Bandeja inferior e braços suspensos, amortecedores hidráulicos.
Suspensões (Traseira): Freixe de molas transverso superior, e amortecedores hidráulicos.
Peso: 725kg.
A miniatura: Mostra este esportivo italiano retratado detalhadamente em escala 1:14. A carroceria é toda feita de alumínio e resina epóxi. A grade dianteira é feita de metal. Os bancos são de couro (de porco), tingidos em tom de vermelho, assim como a coifa da alavanca de câmbio. O volante é feito de madeira nobre (cerejeira) e alumínio. As rodas são feitas de alumínio, os raios são de metal niquelado e os pneus de borracha. O interior do cockpit é realista, com o painel com todos os instrumentos, botões e luzes testemunha. Os tapetes são de borracha. A suspensão dianteira é representada em detalhe, assim como a traseira. Status: Á venda preço sob consulta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário