Nesta trigésima-quarta miniatura retratei um carro centenário voltado aos recordes de velocidade, quebrando um pouco o paradigma de construir apenas miniaturas de carros de corrida. Darracq que foi um dos percursores na construção de automóveis, criou o 200 hp sprint special em 1905 especialmente para a obtenção de recordes de velocidade. Em 30 de Dezembro de 1905 com o carro ainda em testes atingiu a velocidade de 109,5 mph quebrando o recorde mundial de velocidade em terra. Em 1906 o carro foi para a América do Norte e novamente obteve sucesso quebrando um novo recorde, percorrendo duas milhas em menos de um minuto. Depois de quebrar mais recordes nos EUA o carro voltou para a Europa, e foi adquirido por Sir Lee Algernon Guinness. Ao longo dos três anos seguintes, Guinness bateu vários recordes Europeus e mundiais de velocidade, na França, Inglaterra e em Saltburn Sands. Em Yorkshire em 28 de Junho de 1908 quebrou mais um recorde atingindo a maior velocidade do carro 121,57 mph, sendo durante alguns anos o veículo terrestre mais rápido. O carro depois de pertencer a Guinness foi desmontado, e com sua morte em 1954 foi vendido dois anos depois pela viúva a um entusiasta e colecionador e restaurado utilizando o máximo de peças originais de época. O câmbio de duas velocidades, não mais existia e foi refeito totalmente a partir de um desenho de 1906. Quando o motor foi desmontado para a restauração, foi constatado que a verdadeira capacidade do motor era de 25,4 litros !
O carro:
Características técnicas:
País de origem: França
Motor: frontal, longitudinal, 8 cilindros em v à 90º, duas válvulas por cilindro OHV.
Cilindrada/Potência: 25,4 litros, 200 hp
Carburador
Câmbio: de 2 marchas
Freios: a tambor nas rodas traseiras acionado por cabos
Chassi: do tipo escada em aço
Suspensões (Dianteira): eixo rígido, molas semi-elípticas, amortecedores de fricção
Suspensões (Traseira): eixo ao vivo, molas elípticas, amortecedores de fricção
Velocidade máxima atingida: 196 km/h
A miniatura: Retrata o carro com altíssimo nível de detalhes, mostrando toda a parte mecânica aparente, suspensões dianteiras e traseiras, sistema de freio e demais detalhes externos e na parte inferior da miniatura. Status: à venda preço sob consulta.
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
|
Darracq 200 hp Sprint Special 1905 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário