Nesta nova miniatura, voltei a abordar um dos carros clássicos das 500 Milhas de Indianápolis. A Studebaker de Indiana, obteve sucesso nas corridas com seu "Studebaker Special" (com motor Miller) em 1924, chegando em 2º lugar. Em 1930 o presidente da empresa Albert Erskine, achou que seria interessante para a promoção da marca ter um carro de corrida. O engenheiro-chefe Barney Ross e o diretor de testes George Hunt se envolveram no projeto, e criaram em parceria com Ab Jenkins (piloto e recordista de velocidade em Bonneville, e testes de resistência com carros Studebaker) o inicialmente chamado Hunt Special. No período de 30 a 37 as regras para as corridas haviam mudado. Idealizadas por Eddie Rickenbacker, tinham o objetivo de baratear o esporte, e aumentar o número de inscritos. Exigiam ter um mecânico de pilotagem (além, claro do piloto), e os carros eram feitos com peças de produção que haviam em estoque. Com o apoio finaceiro de Jenkins, eles criaram um carro com carroceria de alumínio, chassis de corrida da Rigling & Henning. Motor de oito cilindros em linha (originário do Studebaker President). Muitas peças Studebaker de produção foram usadas (caixa de câmbio, direção, eixos e freios). Estreou nas 500 milhas de Indianápolis em 1931, com Tony Gulotta ao volante. Classificou-se em 19º lugar. Em setembro do mesmo ano, competiu na prova de subida de montanha em Pikes Peak, pilotado por Chuck Myers, chegou em 1º lugar na geral, e estabeleceu um novo recorde para a prova. Em 1932, a Studebaker construiu outros quatro carros idênticos para esta temporada. Os cinco carros participantes terminaram em 3º, 6º, 12º, 13º e 15º lugares na prova. Após a carrida, os carros participaram de várias exposições para promover a marca em várias cidades dos EUA. Foi exibido também no salão do automóvel em NY em 1933. Os carros voltaram a correr em Indianápolis em 1933, obtendo 7º, 9º, 10º, 11º e 12º lugares.
O carro:
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Foto de época do carro. |
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Tony Gulotta e seu mecânico Carl Riscigno. |
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A equipe Studebaker em 1932.
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O motor de oito em linha |
Características técnicas:
País de origem: Estados Unidos da América.
Fabricante: Studebaker Corporation de South Bend, Indiana.
Motor: Dianteiro, longitudinal, oito cilindros em linha, duas válvulas por cilindro , cabeçote de alta compressão, comando de válvulas de alto desempenho. Magneto Scintilla.
Cilindrada/Potência: 5,5 lts (5.506cm3) 205hp a 4.200 rpm.
Câmbio: de 3 velocidades.
Carburadores: 4 Winfield
Freios: À tambor, com acionamento hidráulico nas quatro rodas.
Chassis: Estrutura tipo escada, de aço.
Suspensões (Dianteira): Feixe de molas e amortecedores..
Suspensões (Traseira): Feixe de molas e amortecedores..
A miniatura: Retrata com grande precisão de detalhes, este clássico das 500 Milhas de Indianápolis em escala 1:12. A carroceria é de alumínio, a tapeçaria interna é de couro, com os botões de pressão que a prendem, de metal. O interior é extremamente detalhado de acordo com o carro original. O painel tem todos os instrumentos e botões. As rodas são de alumínio, com raios niquelados e pneus de borracha. A parte inferior da miniatura tem os detalhes aparentes. As suspensões dianteira e traseira são exibidas em detalhe. As correias que predem o capô são de couro.
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