quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Em construção: Maserati A6GCS "Monofaro" 1948 miniatura nº 50 parte 3

Nesta fase de construção será feita toda a parte mecânica: motor, alguns dos periféricos do motor e demais partes mecânicas aparentes. Neste post vou mostrar a primeira fase de construção do motor.

Construindo o motor Maserati de 6 cilindros em linha e 130hp: 


Primeira fase de construção do motor: 

Construindo o bloco do motor em alumínio e resina epóxi.

Construindo o bloco do motor em alumínio e resina epóxi.

Construindo o bloco do motor em alumínio e resina epóxi.

Construindo o cabeçote do motor: o cabeçote foi feito com alumínio, resina epóxi, arame galvanizado e tubo de plástico (no bocal do óleo do motor). No cabeçote foram feitas as furações para o encaixe dos cabos das velas de ignição, os suportes do coletor de admissão/carburadores e montado o bocal de abastecimento de óleo do motor. Na parte frontal foi feita a furação de encaixe da polia principal, acionada pelo eixo do comando de válvulas. 

Construindo o cabeçote do motor: o cabeçote foi feito com alumínio, resina epóxi, arame galvanizado e tubo de plástico (no bocal do óleo do motor). No cabeçote foram feitas as furações para o encaixe dos cabos das velas de ignição, os suportes do coletor de admissão/carburadores e montado o bocal de abastecimento de óleo do motor. Na parte frontal foi feita a furação de encaixe da polia principal, acionada pelo eixo do comando de válvulas. 

Construindo o cabeçote do motor: o cabeçote foi feito com alumínio, resina epóxi, arame galvanizado e tubo de plástico (no bocal do óleo do motor). No cabeçote foram feitas as furações para o encaixe dos cabos das velas de ignição, os suportes do coletor de admissão/carburadores e montado o bocal de abastecimento de óleo do motor. Na parte frontal foi feita a furação de encaixe da polia principal, acionada pelo eixo do comando de válvulas. 

Nesta face do cabeçote, foram feitas as furações para o encaixe dos bocais da tubulação que vai do cabeçote para o radiador (água quente) e logo abaixo as furações de encaixe das juntas e dos tubos do coletor de exaustão. 

O cabeçote está pronto para a pintura. 


Bomba de combustível, polia da bomba de combustível e mangueiras. 


Construção e montagem do alternador: o alternador foi construído com alumínio, peça de isqueiro, arame galvanizado. Já está montado na lateral do bloco do motor. 

Logo abaixo do alternador foi montado o filtro de óleo do motor. No lado oposto do bloco foi montada a bomba de combustível.

Logo abaixo do alternador foi montado o filtro de óleo do motor. No lado oposto do bloco foi montada a bomba de combustível.

Construção dos carburadores/coletor de admissão: Os carburadores foram feitos de alumínio, latão, arame galvanizado de diferentes espessuras, resina epóxi. As cornetas de admissão de ar, foram feitas com peças de alumínio retiradas de um isqueiro. O coletor de admissão foi feito com alumínio e resina epóxi. 

Construção dos carburadores/coletor de admissão: Os carburadores foram feitos de alumínio, latão, arame galvanizado de diferentes espessuras, resina epóxi. As cornetas de admissão de ar, foram feitas com peças de alumínio retiradas de um isqueiro. O coletor de admissão foi feito com alumínio e resina epóxi. 

Construção dos carburadores/coletor de admissão: Os carburadores foram feitos de alumínio, latão, arame galvanizado de diferentes espessuras, resina epóxi. As cornetas de admissão de ar, foram feitas com peças de alumínio retiradas de um isqueiro. O coletor de admissão foi feito com alumínio e resina epóxi. 

Construção dos carburadores/coletor de admissão: Os carburadores foram feitos de alumínio, latão, arame galvanizado de diferentes espessuras, resina epóxi. As cornetas de admissão de ar, foram feitas com peças de alumínio retiradas de um isqueiro. O coletor de admissão foi feito com alumínio e resina epóxi. 

Pintura do cabeçote do motor em tom de preto semi-brilho.

Pintura do cabeçote do motor em tom de preto semi-brilho.

Pintura do cabeçote do motor em tom de preto semi-brilho.

Pintura do cabeçote do motor em tom de preto semi-brilho.

Pintura do cabeçote do motor em tom de preto semi-brilho.

Juntas do coletor de exaustão feitas de alumínio. 

Construindo o conjunto elétrico do motor: cabos de velas lado que vai no cabeçote do motor e lado que vai no distribuidor. Distribuidor que foi feito com alumínio, resina epóxi, arame galvanizado e tubos finos de plástico. Cabo que vai para a bobina de ignição e guia dos cabos de vela. 

Polia principal, acionada pelo eixo do comando de válvulas. Esta polia movimenta o eixo do alternador e o eixo da bomba de combustível. 

Construção e montagem do coletor de exaustão no lado esquerdo do cabeçote. O coletor de exaustão foi feito com tubos de plástico de diferentes espessuras e resina epóxi. 

Construção e montagem do coletor de exaustão no lado esquerdo do cabeçote. O coletor de exaustão foi feito com tubos de plástico de diferentes espessuras e resina epóxi.




Aguardem os próximos posts onde estarei mostrando mais da construção da Maserati A6GCS. 

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