Cisitalia Fiat Speciale 1948 escala 1:14 miniatura nº 58

  Após a segunda guerra, as corridas de carro na Itália voltaram com força total. Piero Dusio, piloto, empresário, jogador de futebol e construtor de carros de corrida, tinha vencido a Targa Flório em 1937. Havia feito muito sucesso nas pistas já em 1946, com o pequeno monoposto Cisitalia D46 1946 de três cilindros, pilotado por grandes nomes, como Tazio Nuvolari. Com mecânica baseada nos Fiat Topolino de 1100cc, carroceria de alumínio, suspensão dianteira Fiat, caixa de direção e chassis; resultando em um carro leve, que pesava 725kg, com motor preparado para 80cv a Cisitalia Fiat Speciale, andava bem em sua categoria (até 1.200cc). A Cisitalia (Compagnie Industriale Sportivo Italia), devido a problemas financeiros, teve que mudar para a Argentina ainda nos anos 40, onde acredita-se que a Cisitalia Fiat Speciale tenha sido fabricada. O carro usava a suspensão traseira da D46, e acredita-se que tenha corrido na Venezuela nas décadas de 50 a 70. O maestro do projeto foi Dante Giacosa (engenheiro e designer, pai do Fiat Topolino), e o design da carroceria ficou a cargo de Giovanni Savonuzzi (engenheiro e designer), que era o diretor técnico da Cisitalia. 

O carro: 

 














Características técnicas: 

País de origem: Italia/Argentina .  

Fabricante: Cisitalia (Compagnie Industriale Sportivo Italia)  

Motor: Dianteiro, longitudinal, Quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro. Ciclo de 4 tempos, 
Cilindrada/Potência: 1,1lt, 80hp.. 
Câmbio: de 4 velocidades, com alavanca no assoalho. 
Freios: À tambor, hidráulicos nas quatro rodas, sendo o freio dianteiro com panelas aletadas.  . .
Chassis: Tubular   
Suspensões (Dianteira): Bandeja inferior e braços suspensos, amortecedores hidráulicos.  
Suspensões (Traseira): Freixe de molas transverso superior, e amortecedores hidráulicos. 
Peso: 725kg. 

A miniatura: Mostra este esportivo italiano retratado detalhadamente em escala 1:14. A carroceria é toda feita de alumínio e resina epóxi. A grade dianteira é feita de metal. Os bancos são de couro (de porco), tingidos em tom de vermelho, assim como a coifa da alavanca de câmbio. O volante é feito de madeira nobre (cerejeira) e alumínio. As rodas são feitas de alumínio, os raios são de metal niquelado e os pneus de borracha. O interior do cockpit é realista, com o painel com todos os instrumentos, botões e luzes testemunha. Os tapetes são de borracha. A suspensão dianteira é representada em detalhe, assim como a traseira.    
Status: Á venda preço sob consulta. 



Cisitalia Fiat Speciale 1948

Cisitalia Fiat Speciale 1948

Cisitalia Fiat Speciale 1948

Cisitalia Fiat Speciale 1948

Cisitalia Fiat Speciale 1948

Cisitalia Fiat Speciale 1948

Cisitalia Fiat Speciale 1948

Cisitalia Fiat Speciale 1948

Cisitalia Fiat Speciale 1948

Cisitalia Fiat Speciale 1948

Cisitalia Fiat Speciale 1948

Cisitalia Fiat Speciale 1948

Cisitalia Fiat Speciale 1948

Cisitalia Fiat Speciale 1948

Cisitalia Fiat Speciale 1948

Cisitalia Fiat Speciale 1948

Cisitalia Fiat Speciale 1948

Cisitalia Fiat Speciale 1948

Cisitalia Fiat Speciale 1948

Cisitalia Fiat Speciale 1948

Cisitalia Fiat Speciale 1948

Cisitalia Fiat Speciale 1948

Cisitalia Fiat Speciale 1948


Cisitalia Fiat Speciale 1948

Cisitalia Fiat Speciale 1948

Cisitalia Fiat Speciale 1948



Nenhum comentário:

Postar um comentário