sexta-feira, 9 de maio de 2014

Em Construção: Marmon "Wasp" 1911 MIniatura nº 24

Nesta vigésima quarta miniatura, eu abordei um carro dos anos 10 o que ainda não havia feito. Escolhi este modelo pela singularidade do projeto e pela história maravilhosa deste carro. A Marmon Motor Company, produziu entre 1903 e 1933 250 mil veículos, sendo hoje em dia uma das marcas extintas mais raras, tendo cerca de 350 exemplares existentes (entre eles o Marmon "Wasp"). O Marmon "Wasp" (Wasp devido a sua cor amarelo e preto e a traseira semelhante a uma vespa) foi projetado e construído para correr a  prova Inaugural das 500 milhas de Indianápolis que ocorreu em 30 de Maio de 1911. Era uma prova que iria pagar o maior prêmio já oferecido até então em uma corrida de automobilismo: $ 27.000 dólares (em 1911 isto era um bocado de dinheiro). Atraiu 46 competidores da Europa e Estados Unidos, sendo classificados 40 competidores. O Marmon foi o primeiro carro monoposto conhecido na história do automobilismo (os carros de corrida só passariam a ser monoposto em 1934, com a regra da categoria Grand Prix), os demais carros tinham dois lugares. Os outros competidores questionaram a participação do carro, alegando perigo em ultrapassagens, pois uma das funções do mecânico/co-piloto era ver quem vinha atrás ! Por este motivo, Ray Harroun piloto do Marmon, introduziu o que acredita-se ser o primeiro retrovisor em um automóvel. O Marmon levava a vantagem de pesar menos por ser monoposto. Mesmo assim foi mal qualificado, e saiu em 28º lugar. O Marmon bateu todos os outros concorrentes vencendo a prova, isto gerou um record que não foi batido até hoje em Indianápolis. Ray Harroun foi engenheiro e designer do Marmon. Ele tinha 29 anos quando alcançou esta vitória histórica. Em 1961 no 50º aniversário das 500 Milhas, Harroun voltou a pilotar o Marmon em outro momento histórico.

O carro:

 













Características técnicas:

País de origem: Estados Unidos 
Motor: frontal, longitudinal, 6 cilindros em linha,
Cilindrada/Potência: 9.8 litros, n/e
Câmbio: de 3 marchas  
Freios: a tambor nas rodas traseiras com acionamento a varão   
Chassi: tipo escada
Suspensões: (Dianteira/Traseira) eixo rígido, molas semi-elípticas, amortecedores de fricção 

A miniatura: encontra-se em construção 

Peças do Marmon: Amortecedores traseiros/dianteiros, manivela de partida, alavanca de freio, tampa do tanque de combustível, asa traseira, guia da alavanca de freio, bomba manual de gasolina. Algumas sem pintura. 

Peças secando depois da pintura: Eixo dianteiro, rodas, retrovisor, barra de direção, tampa traseira do tanque de combustível, e feixes de mola dianteiros, 

Banco do piloto, volante e diferencial e feixes de mola traseiros 

Carroceria do Marmon em fase de preparação com lixas para a pintura

Carroceria do Marmon 

Carroceria do Marmon

Carroceria do Marmon

Carroceria do Marmon

Carroceria do Marmon

Carroceria do Marmon

Carroceria do Marmon

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário