segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Nova miniatura: Opel 10-12 Renwagen 1903 miniatura nº 42

Nesta quadragésima-segunda miniatura retratei mais um carro centenário, que aborda o início das corridas de grand-prix na Europa no início do século. O nome Opel está ligado ao início da produção de carros. Adam Opel havia fabricado inicialmente máquinas de costura, em seguida bicicletas, e após a sua morte em 1895, a sua esposa e filhos assumiram a fábrica e iniciaram a construção de automóveis cerca de três anos depois em 1898. Em 1903 quando foi criado pelos irmãos Opel o 10-12 denominação que vinha da potência do pequeno motor de dois cilindros de 10 kw ou 12 hp, baseado nos carros de corrida franceses que dominavam o cenário automobilístico da época, era pouco mais que uma carroça motorizada. A posição alta dos assentos do piloto e co-piloto, e a construção leve com apenas um chassis, uma tampa de cobertura do motor e nada mais como carroceria. Mesmo assim possuía já os fundamentos do que viriam a ser os carros ainda hoje: motor, câmbio, eixo de tração e diferencial. Muitos dos carros ainda tinham tração a corrente (e ainda viriam a ter por um bom tempo). As rodas eram de raios de aço vindas da fabricação de bicicletas pela Opel, o que tornava o carro mais leve frente aos concorrentes que usavam rodas de madeira. As corridas nesta época eram pura aventura, pois ocorriam em pistas de terra ou de areia, e com carros que tinham freios somente na traseira e acionados por cabos. Rodas quebradas, atropelamento de animais, defeitos mecânicos, acidentes desastrosos eram alguns dos ingredientes das corridas. A sua maior conquista nas pistas foi o primeiro lugar em sua categoria em 1903 na Niederräder Pferderennbahn em Frankfurt pilotado por Fritz Opel e o co-piloto Carl Jörns. Outra conquista importante foi o sexto lugar no prêmio Imperial. Carl Jörns consagrado como piloto oficial da Opel posteriormente obteve várias vitórias em cerca de 288 corridas.

O carro:













Características técnicas:

País de origem: Alemanha
Motor: Frontal, longitudinal, dois cilindros em linha, duas válvulas por cilindro.
Cilindrada/potência: 1,9 litros/12 hp
Carburador: alimentado por ação da gravidade
Câmbio: de 2 velocidades
Freios: A tambor apenas nas rodas traseiras, operados por cabos.
Chassis: Armação em aço, com algumas partes do piso e parede corta-fogo de madeira.
Suspensões (Dianteira): Feixes de molas.
Suspensões (Traseira): Feixes de molas..
Velocidade máxima atingida: 72 km/h.

A miniatura: Representa o carro com grande fidelidade nos detalhes, utilizando o máximo possível de materiais semelhantes como o carro original utilizava na época: latão, madeira, metal, couro (nos assentos). Toda a mecânica de época é retratada com máxima fidelidade aos detalhes, sendo exibido motor, câmbio, eixos de tração, diferencial, suspensões, sistema de freios, parte elétrica (dínamo, magneto, velas de ignição e fiação), filtros de combustível com líquido imitando a gasolina, todas as tubulações de combustível e do sistema de arrefecimento. Tampa do capô retirável. As partes em madeira são feitas com cabreúva vermelha e os assentos com couro de cabra. A miniatura retrata de maneira realista todo o romantismo deste período inicial das corridas de automóveis. Status: à venda preço sob consulta.

Opel 10-12 Renwagen 1903


Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903
  
Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903

Opel 10-12 Renwagen 1903





Nenhum comentário:

Postar um comentário