terça-feira, 8 de julho de 2014

Construindo o ERA e-type 1938 Miniatura nº 25

Nesta vigésima-quinta miniatura, vou retratar mais um maravilhoso carro da categoria Grand-Prix dos anos 30 o ERA (English Racing Automobiles) e-type 1938. Este carro encerra o ciclo de cinco séries de cinco miniaturas (25 carros), sempre iniciado por uma miniatura de um Alfa Romeo, por isto vou mostrar para os leitores o processo todo de construção da miniatura do ERA e-type a partir deste post. Também devido ao grande número de acessos aos posts "como são feitas as miniaturas partes I e II".

O carro: 

ERA e-type 1938




Iniciando o projeto: 

A escolha do carro a ser retratado, segue um padrão de país, marca, categoria e época. Para que a coleção de carros retratados tenha uma abrangência maior. Às vezes este critério não é seguido, porque apenas vejo um carro interessante e tenho vontade de fazê-lo.

O chassis do carro: 

O chassis é feito de chapa de alumínio fina, e arames de metal galvanizado. O arame é colado com cola Bonder ao chassis, e os reforços com resina epóxi.  O chassis define largura, comprimento e formato da parte de baixo do carro.

Chassis ERA e-type 1938

Chassis ERA e-type 1938

Chassis ERA e-type 1938

Grade dianteira: 

A grade dianteira foi feita com chapa de alumínio, rede de plástico fino e arames de metal de duas espessuras diferentes. O formato é recortado no alumínio, e depois com lima redonda fina, e lima triangular fina é dado acabamento no recorte da chapa. A tela de plástico é colada a parte interna da grade, e em seguida são colado por dentro, os arames de metal, para formar os reforços internos da grade como no carro. O acabamento do orifício da alavanca de partida foi feito de alumínio recortado, e os rebites em relevo feitos com ponta fina de metal.  


Grade com a tela de plástico colada 


Grade já pronta com os reforços e acabamento da alavanca de partida

Aguardem os próximos posts que mostrarão a construção do carro passo a passo.