sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Em construção: Alfa Romeo 512 1940 miniatura nº 26 Parte 3

Após a construção e acabamento da carroceria, vou mostrar a construção do motor/periféricos (bombas de óleo/combustível, compressores volumétricos, carburador etc...) que foi a peça mais difícil não só quanto a complexidade do motor do carro, como a técnica de colocar o motor no compartimento. Nas fotos abaixo vou descrever melhor o processo.

O motor do Alfa Romeo 512:



Construindo o motor:
A base do motor que foi feita de alumínio, onde os comandos de válvulas aparecem na lateral. Na parte central entre os dois bancos do comando de válvulas, que mede 4 x 3,5 cm, serão colocadas as demais peças do motor


O compressor de duplo estágio:

Para fazer o compressor, foi utilizado uma base de alumínio, que foi presa a uma haste de plástico colada, e coberto com resina epóxi. Para fazer o desenho da carcaça do compressor, foi criada uma ferramenta com cabeça de alfinete limada, e alumínio recortado no formato do desenho a ser impresso na carcaça e depois dado o acabamento com lixas. 

Os compressores sem pintura, com o desenho característico na carcaça, e as tubulações que vão para as flautas dos coletores de admissão.

Os compressores vistos de frente com o eixo que movimenta o primeiro estágio, e vai ligado à polia do motor

As bombas de óleo e de gasolina: 


As bombas em processo de pintura, ainda faltando vários detalhes




A tampa das correias do motor:

A tampa das correias que é encaixada por baixo da base do centro do motor
A tampa das correias


As flautas dos coletores de admissão:




Testando o encaixe em relação ao comando de válvulas
A parte de trás das flautas

O carburador:

O carburador foi a peça de maior dificuldade para ser executada, devido ao tamanho das peças periféricas que o compõe. 







O carburador na ponta dos dedos, para dar uma idéia do tamanho das peças 

O carburador na ponta dos dedos, para dar uma idéia do tamanho das peças

O carburador sendo pintado na ponta de um palito de dentes

O carburador sendo pintado na ponta de um palito de dentes



Aguardem os próximos posts, onde estarei mostrando mais detalhes da construção da miniatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário